Não temos a tecnologia dos japoneses, a população dos chineses, o rigor dos alemães, a pontualidade dos suíços, a siesta dos espanhois, os queijos dos franceses, o Vaticano dos italianos, a estupidez dos americanos (graças a Deus!), mas temos a saudade!! ATÉ JÁ!
Seguidores
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Tempos de crise: " Funcionários públicos acumulam salário com o do privado"
"Quase 30% dos 3.809 funcionários públicos actualmente em situação de mobilidade especial (excedentários) estão a trabalhar no sector privado, acumulando o seu actual salário com uma licença paga pelo Estado.
são precisamente 1.121 os funcionários que estão nesta situação. Ou seja, que foram colocados em mobilidade especial, ou por opção própria ou por decisão do seu superior, e que entretanto pediram uma licença extraordinária que lhes permite trabalhar fora da Administração Pública, embora não perdendo o vínculo ao Estado.
No decurso da licença, o funcionário tem direito a uma subvenção mensal, paga 12 vezes por ano pelos cofres públicos, que acumula com o salário que recebe no sector privado. Durante os primeiros cinco anos, a licença equivale a 70% da sua remuneração ilíquida que recebia quando trabalhava na administração pública. Do sexto ao décimo ano, a licença baixa para 60% da remuneração e a partir daí, o ex-funcionário público passa a receber 50% do seu antigo salário. A quem optou por ser colocado em mobilidade especial - o que foi possível para algumas categorias em 2008 e 2009 - acresce 5% a estes valores.
Mas se saber quantos são os funcionários que saíram para o privado é tarefa fácil, saber as motivações é mais complicado. O Diário Económico tentou recolher declarações de funcionários públicos que acumulam a licença extraordinária com um emprego no privado, mas o assunto parece ser ‘tabu'. Justificação apresentada: não querem falar sobre aquilo que encaram como uma benesse."
Ora digam lá se não é uma boa medida!!! Portugal é mesmo muito sofisticado...
Resultados práticos pra sair da crise é que nem vê- los.
Até já!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Continua com o blogue que é fantastico!!! Não desistas!!! Somos poucos mas assiduos!!!
ResponderEliminar