Seguidores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Saudade...






Quando ouvem a palavra saudade são muitos os que pensam: - Ah sim, a saudade, a palavra que não se pode traduzir e que identifica os portugueses. Mas a saudade não é uma palavra, não é o bilhete de identidade dos portugueses; a saudade não se pode perceber nem definir, mas apenas viver, experienciar. A saudade expressa-se em sentimentos, música, poemas, mas certamente, não é com palavras que a podemos traduzir.
Muitos, vivem, agora, noutros países, mas ninguém deixou Portugal porque não gostava da cultura ou do país. Alguns deixaram Portugal com a esperança de uma vida melhor, para si e para os filhos.
Nós portugueses não temos a tecnologia dos japoneses, a população dos chineses, o rigor dos alemães, a pontualidade dos suíços, a siesta dos espanhois, os queijos dos franceses, o Vaticano dos italianos, a estupidez dos americanos (graças a Deus!), mas temos a saudade. A bem dizer, não temos a saudade mas somos a saudade: na cultura, na língua, na cozinha, na música, na literatura, no coração, na alma. E para todo o lado para onde vamos, trazemos esta saudade e transmitimos o amor de Portugal aos que encontramos no caminho.

ATÉ JÁ!

Sem comentários:

Enviar um comentário